Friday, September 11, 2015

Descobrir mais sobre a cidade e melhorar o meu veículo

Bicicleta
Aqui em Bruges, e dizem-me que em toda a Bélgica, é aconselhado e praticamente obrigatório andar de bicicleta para nos deslocarmos. Portanto, fiz questão de ir buscar a minha. Para cinco meses, a bicicleta teve um custo de 70 euros, o que faz 14€/mês. (Nada mau, comparando com o passe do Porto: posso ir onde quiser, sem ter que esperar por autocarros e a minha bicicleta não faz greves. :) )

Sim, amarelo não é um cor muito gira. Achei um pouco ridículo, mas após falar com algumas pessoas, descobri que isto é um mecanismo de segurança. As bicicletas amarelas, para estudantes, estão todas numeradas. Ou seja, caso alguém a roube, irá ter problemas e eu estarei protegido.
A minha bicicleta antes de ser equipada

Bruges
Mas nada melhor do que dar uma volta à cidade para me habituar à bicicleta. Como não percebo o que está escrito nos sinais de transito, ou seja, se as bicicletas são permitidas naquela rua, vi-me novamente no auxílio da técnica do rebanho: se vejo um ciclista a passar por uma rua com um sinal proibído, talvez seja permitido eu ir. Com isto, segui algumas pessoas e cheguei ao outro lado da cidade. Em cerca de uma hora, percorri a cidade um lado ao outro e voltei para casa.

Sim, um moinho em Bruges.
Sinto-me tão contente com o facto de ter uma bicicleta que todos os dias quando acordo, depois de tomar banho, vou dar uma volta da bicicleta. É agradável estar em contacto com as pessoas, a interação bicicleta-carros-pessoas e a tentar aprender mais, o mais rápido possível.

Terça-feira, quando saí de casa, tinha dois objetivos: melhorar a minha bicicleta de forma a poder trazer algumas compras com ela e aprender mais alguma coisa sobre a cidade.
Bem, como se aprende mais sobre uma cidade? Fácil, vai-se aos pontos de informação! Como se arranja suportes para a bicicleta? Pergunta-se no ponto de informação?
O ponto de informação era num castelo na praça principal.
Fui até ao ponto de informação onde me arranjaram dois mapas da cidade gratuitos: um sobre a cidade, outro sobre a região. Acabei ainda por perguntar onde podia comprar um livro para aprender holandês, onde podia comprar uns sacos para meter na bicicleta e por último se havia alguns supermercados perto de casa que eu ainda não conhecesse. A verdade é que todas as minhas perguntas foram respondidas: tenho agora um livro para me ajudar com o holandês, tenho agora uma bicicleta com saco para as compras e sei de mais uns sítios para ir às compras.
O meu suporte para as compras: bastante útil!

Quarta de manhã fui andar de bicicleta e fui ao centro da cidade onde descobri que estava a ocorrer uma feira: esta feira ocorre todas as quartas de manhã e vende-se fruta, flores, chouriços (pensava que era só em Portugal), queijos, frangos e outras coisas. Após algumas compras, decidi ir comprar uma perna de frango para comer em casa: quando peço batatas cozidas para acompanhar, perguntaram-me se queria batatas com bacon. Ainda não percebi se é apenas naquele sítio ou se um hábito desta cidade; mas estavam a sugerir comer batatas com bacon cortado aos bocados como acompanhamento. De uma coisa tenho certeza: O acompanhamento era batata; com ou sem bacon, era batata.

Tem acontecido tantas coisas que esta entrada no blog ocorreu mais cedo. Em princípio, o próximo é na terça-feira, depois de começar a Orientation Week e de já estar a viver com 20 pessoas em casa!

No comments:

Post a Comment