Tuesday, September 15, 2015

Orientation Week

A Orientation Week são um conjunto de atividades que ocorrem na semana antes das aulas começar. As atividades, pelo menos aqui em Howest, incluem conhecer a cidade, visitar outras cidades (Gent e Bruxelas) e conhecer também os outros alunos que estão a fazer Erasmus. (Toda esta semana de atividades vai ter um custo de 84€, devido às viagens às outras cidades, algumas entradas em museus e outros sítios.) Ontem foi o meu primeiro dia da Orientation Week: o ponto de encontro era na estação e ainda só tinha conhecido 3 pessoas, que vivem no mesmo edifício que eu. Fiquei a saber que no total seriam 31 pessoas que iriam estar em Bruges a fazer um programa de mobilidade.

Quando ia a caminho da estação, o ponto de encontro onde ia conhecer toda a gente, tinha uma coisa em mente: eu tinha que falar com todas as pessoas. Não era preciso ser a melhor conversa de sempre, nem sabia o que iria acabar por falar; porém, sabia que teria de ser o primeiro a apresentar-me: "Hi, I'm Rafael from Portugal. I'm studying computer science at howest. You?", enquanto estendia a minha mão para dar-mos um aperto de mão. Algumas pessoas não sabiam o que era computer science, outras não conheciam nada de Portugal e outros não conseguiam dizer o meu nome. A verdade é que cada um destes pontos era motivo para prolongar a conversa e explicar algo mais sobre mim ou o meu país.

Bem, depois de nos conhecermos e de fazer algumas atividades de team building, fomos conhecer a cidade. Tivemos que fazer uma interrupção porque a chuva intensificou. (digo a chuva intensificou, porque aqui, mesmo estando a chover, as pessoas continuam a fazer o que estão a fazer). Fizemos uma pausa numa cervejaria onde tivemos a desfrutar de uma cerveja (3,75€) e tive a oportunidade de aprofundar alguns temas com as pessoas que estavam comigo: algumas pessoas da alemanha outras pessoas que conhecem a cidade e fomos conhecendo alguns sítios de interesse para o dia a dia, alguns sítios para visitar que não vem no mapa e outras dicas que os habitantes locais conhecem e partilharam; acabamos também por falar dos objetivos da nossa estadia: conhecer outra cultura, aprender outra língua, melhorar os conhecimentos, encontrar propostas de estágio...

Se existe algo que aprendi ontem, nesta conversa, é que ter objetivos bem definidos é útil e agradável. Mais do que isso, ser capaz de falar dos objetivos, justificando-os, é ainda melhor.

Entretanto a chuva parou, retomámos a nossa viagem pela cidade e fomos conhecer mais um pouco sobre a cidade.

No comments:

Post a Comment