Tuesday, September 8, 2015

Primeiro post, primeiras impressões

Viagem

No Sábado, 5 de Setembro de 2015, aterrei pela primeira vez na Bélgica, no aeroporto de Zaventem, depois de uma viagem de duas horas e meia vindo de Lisboa.

Como o meu bilhete era de prioridade, tive o prazer de ser o primeiro a entrar e também o primeiro a sair; o que fez com que fosse à descoberta do caminho para encontrar as malas. (Nestes casos, o instinto de rebanho sempre me ajudou: se muitas pessoas estão a ir para um sítio, provavelmente estão a ir para onde quero ir.) Apesar de estar confiante que estava a caminho das malas, tudo o que eu observava era indecifrável: indicações, avisos, letreiros, lojas, as vozes que ouvia. Por vezes, num momento ou outro, via algo em inglês que me voltava a dar esperanças que estava no caminho certo. Após alguns minutos, cheguei ao local das malas, esperei que elas chegassem (20 minutos) e fui em direção à saída. Após apanhar as malas e encontrar-me com o meu buddy Jan, apanhei o comboio para Bruges. (11,20 €)




Sobre o dia a dia

O local onde vou ficar a dormir fica num 3º andar, dentro do recinto da universidade: é um quarto simples de 10 m², onde vou partilhar a cozinha e casas de banho com outras 20 pessoas. Até ao momento, ainda estou sozinho: os alunos que estudam na universidade estão ainda de férias e os que vem de Erasmus chegam esta semana. Não estou habituado a viver com tantas pessoas ao mesmo tempo e lidar com tudo isto vai ser um grande desafio. Na próxima semana, talvez já tenha comentários a fazer.


Para já, o sentimento que tenho sobre as pessoas é que são bastante educadas: Não se vê lixo no chão, não se ouve gritos, as ações das pessoas na estrada são no sentido de manter a ordem e sempre que tentei falar com alguém sempre se mostraram disponíveis para falar inglês. Outra coisa que também aprecio no dia a dia em bruges é a atitude em relação às bicicletas: elas são o meio de transporte favorito. Todos os sítios tem lugares para deixar as bicicletas, as ruas estão bem delineadas onde os ciclistas devem estar e existe respeito pelos ciclistas, pois quem conduz, também tem uma bicicleta.

Em relação aos supermercados, algumas lojas são claramente mais caras do que o que se vê em Portugal. Por exemplo, fui comprar uma caixa de cereais numa loja chamada Proxy e custou-me quatro euros. Fiquei assustado com estes valores. Fiquei tão preocupado que pensei que não dava para viver com estes custos. Decidi procurar outras soluções e acabei por encontrar outras lojas que são mais acessíveis. Porém, uma coisa eu já aprendi: praticamente todas as lojas estão fechadas ao domingo! As poucas lojas que estão abertas tem um horário das 9h30 às 12h30.

É isto, por agora. Próximo post com experiências no sábado.

No comments:

Post a Comment